segunda-feira, 17 de outubro de 2011

INTELIGENCIA E CRIATIVIDADE


RESUMO:


INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE

·         O diferencial, o pré-requisito, para a sobrevivência nesse novo mercado de trabalho está na inteligência e na criatividade que cada indivíduo expressa. O nosso sistema de ensino deve estar voltado para estimular esses dois atributos. O educador (bem como os pais) pode orientar o aluno a potencializar sua inteligência e aflorar sua criatividade.
  • ·         O QUE É INTELIGÊNCIA?
Habilidade mental de resolver problemas novos em um curto espaço de tempo. Capacidade de raciocinar, compreender e abstrair idéias; encontrar soluções, concluir, aprender, superar obstáculos. Capacidade de transformar informações em conhecimento.
A inteligência fornece a base para a criatividade e pode ser potencializada (aperfeiçoada).
  • ·         TEORIA  DE  MÚLTIPLAS  INTELIGÊNCIAS
Howard Gardner (psicólogo norte-americano): As pessoas são possuidoras de um conjunto de tipos de inteligências relativamente independentes è cai por terra o conceito  de QI (quociente de inteligência).
Esta teoria explica as diferenças de habilidades entre as pessoas para lidar com assuntos distintos como matemática, música, comunicação verbal ou escrita. Em seus estudos Gardner já identificou oito tipos de inteligência e está avaliando mais uma.

·         
·        Uma inteligência não exclui a outra. Agem combinadas e se reforçam mutuamente.
Cada pessoa apresenta uma combinação única de inteligências em tipos e graus. Essa combinação define as habilidades criativas do indivíduo, isto é, a sua capacidade de lidar com problemas e oportunidades. Algumas pessoas são compositores criativos, mas podem ser um fracasso como atletas ou ter dificuldades para se relacionar com outras pessoas.
·         Quanto mais aprendemos (apropriação do conhecimento) mais inteligente nos tornamos. E quanto mais conhecimento adquirirmos, nas diversas áreas, maior a possibilidade de sermos criativos.
A inteligência e a criatividade são potenciais biopsicológicos è dependem de fatores internos e externos.
Talvez o melhor método para desenvolver as diversas inteligências seja ensinar, desde muito cedo, o aluno a estudar e a gostar de estudar.
·         Na memória a CURTO PRAZO as informações ficam retidas por pouco tempo.
Ex.: esquecemos rapidamente o nº de um telefone novo. 
Além de volátil ela é muito pequena, armazenando poucos dados.
O SONO é causado pela necessidade de esvaziar a memória a CURTO PRAZO.
Quando SONHAMOS, boa parte do conteúdo retido na memória a CURTO PRAZO  é jogado no lixo.
LÁ SE VAI A INFORMAÇÃO RECEBIDA DURANTE O DIA !
  • ·         QUEM VAI PARA A LIXEIRA?
Nem todo o conteúdo da memória a curto prazo é desperdiçado quando sonhamos. Se a informação vier recheada de emoção (alegria, prazer, raiva, tristeza) ela poderá ser transferida para memória a longo prazo – ficará “gravada” no córtex cerebral.
Porém, se a informação for recebida com indiferença ou tédio provavelmente será descartada durante o sonho.
  • ·         CRIATIVIDADE
O QUE É?
Capacidade individual de ver os mais diversos aspectos da vida sob um novo prisma e então dar forma e corpo a novas idéias.
DE ONDE ELA VEM?
*       Funcionamento cerebral è tudo no cérebro é pensamento. A parte no cérebro mais associada ao pensamento criativo é o Lobo Pré-frontal.
*       Lobo Pré-frontal è “filtra” os pensamentos e acaba determinando a atenção, a impulsividade e os julgamentos.




Nenhum comentário: